Falei recentemente com alguém que alegou que ele nunca iria desviar da AMD, apesar do que Intel ou nVidia têm disponível. Por inúmeras razões, a fidelidade à marca e o fanboyismo levam à ignorância e à diminuição do desempenho. Nenhuma dessas marcas é imaculada e todas elas são propensas a falhas e defeitos - neste nVidia vs. AMD para peças de jogos, vamos nos concentrar nas vantagens de cada um e em como você pode tomar decisões informadas sobre seleções de placas de vídeo / gráficos para suas plataformas de jogos.
Melhor para diferentes razões
Como nos jogos baseados em classes, ninguém é (supostamente) o "melhor". Na verdade, ao pesquisar placas de vídeo, colocar essa pergunta resultará em respostas que não são apoiadas por fatos, mas por gostos e lealdades pessoais. Não caia neste buraco; em vez disso, pergunte "qual é o melhor para mim?" e liste seus critérios para o que você precisa.
A Nvidia e a AMD são ótimas em seus respectivos mercados-alvo - e esses mercados mudam a cada 2 ou 3 anos - mas aqui estão os fundamentos do que cada um faz bem:
NVIDIA | AMD |
Desenvolvimento amigável | Escalabilidade de Custos |
Programabilidade | Orçamento-friendly |
Visão 3D | Agenda de lançamentos rápidos |
Focado em arquitetura | Focado na quantidade |
Estes são, obviamente, "num piscar de olhos" e variam muito a cada iteração de tecnologia, mas como está agora, o que precede é bastante preciso. Aqui está o porquê:
NVIDIA - Desenvolvimento e Programabilidade
A Nvidia tem apoiado e financiado por muito tempo ferramentas de desenvolvimento de jogos e empresas de jogos - seja para placas de vídeo para testes, para colocar alguns de seus engenheiros em um projeto ou simplesmente para executar uma campanha conjunta de marketing, você verá a nVidia em mais Telas de carregamento de jogos do que qualquer outra empresa de hardware de jogos. A Nvidia oferece um conjunto de chaves de recursos exclusivos que são vantajosos para os desenvolvedores, e a AMD ainda não se deu conta disso. As principais características são: Programabilidade, ou a opção para programadores qualificados otimizarem as GPUs da nVidia para tarefas específicas; Propriedade da PhysX, uma plataforma desenvolvida pela nVidia para computação física em jogos; Aceleração de renderização otimizada, que ajuda a acelerar o processo de criação de gráficos 3D (especialmente no Photoshop, que usa apenas GPUs da nVidia para aceleração de hardware).
Obviamente, o poder dos processadores atualmente permite um descarregamento mais eficiente de processos especiais (como cálculos físicos), de modo a permitir que os benchmarks falem.
NVIDIA - focada em arquitetura
Quantidades massivas de RAM e grandes números não significam nada se a arquitetura estiver obsoleta. Na posição de liderança na distribuição de gráficos, a nVidia tem a vantagem de investir mais em inovações do que suas contrapartes (limite de mercado de 8,76B para nVidia vs. valor de mercado de 4,33B para a AMD, que também se concentra em CPUs).
A AMD sempre superou a nVidia em 'firsts', mas a nVidia frequentemente segue o exemplo e libera uma variação mais cara que é, no geral, um pouco melhor. Se esse aumento adicional de desempenho vale várias centenas de dólares é a sua chamada como um construtor de sistemas. Nenhum modelo é "melhor", se resume a quanto tempo você está disposto a esperar e quanto dinheiro você tem.
NVIDIA - 3D Vision
A Nvidia foi uma das primeiras empresas de jogos para PC a comercializar uma variação graficamente atrativa e de alto desempenho da tecnologia de jogos em 3D. Ou seja, os óculos 3D que, apesar de parecerem meio idiotas, visam aumentar a imersão. Isso, é claro, pode ficar caro, pois tem vários sub-requisitos (monitores, processadores gráficos específicos e compatibilidade de jogos), mas pode ser atraente para aqueles que (a) têm um extra de $ 600 para gastar, e (b) querem a imersão final. Você pode ver nossa revisão da Visão 3D aqui , está fora do escopo deste artigo.
AMD - Escalabilidade de Custos e Orçamento Amigável
Assim como seus processadores, a AMD se destaca por sua capacidade de produzir hardware de alto desempenho em uma impressionante variedade de preços. Como isso está escrito, o 6850 é uma das melhores placas de vídeo para o preço (~ $ 130 para algo que o desempenho ~ 30% melhor do que um 550 Ti). Se você é do futuro, não ria do nosso pequeno hardware.
Benchmark com o PassMark; mais pontos igualam melhor desempenho por dólar.
A AMD cobre a faixa de desempenho de baixo a médio porte com GPUs que são lançadas consistentemente a preços de cerca de US $ 130, US $ 160 e retornam a US $ 270. Isso é bastante previsível em cada iteração do processamento gráfico, enquanto a NVIDIA oferece apenas uma GPU na faixa de menos de US $ 200, e as que raramente competem com as placas de vídeo da AMD (concedidas, os fabricantes também desempenham um papel importante nisso, mas estamos ignorando-os para este artigo).
Nós não chamamos apenas de "custo", mas chamamos de escalabilidade. A AMD mantém seu foco competitivo mesmo na faixa superior e, embora a NVIDIA tenha ganhado repetidamente reconhecimento com seus processadores gráficos de ponta (notavelmente, o 8800 e o GTX 570/580), a AMD tem muito a oferecer e não deve ser ignorada. Se você vai jogar muito um jogo, aconselhamos que você procure por benchmarks nesse jogo em particular. É simples: alguns jogos exigem mais CPU, alguns são intensivos em GPU, e alguns simplesmente parecem favorecer uma marca em detrimento da outra por inúmeras razões (muitas vezes fontes de financiamento ou testes preferenciais).
AMD - Liberação Rápida e Quantidade
A AMD se apressa em ser a primeira no mercado para muitas novas tecnologias (arriscando incompatibilidades ou outros problemas no processo), e conforme comprovado no cronograma de lançamento de hardware deste ano , eles são bons em serem os primeiros. A RADEON 5850 e a 5870 foram as duas primeiras GPUs disponíveis para os consumidores que eram compatíveis com o Dx11, por exemplo. Então eles colocaram os cartões rapidamente - mas o que mais? Se você olhar em torno de qualquer número de sites de hardware, verá que os fabricantes da AMD são mais compatíveis com RAM e, embora seja importante observar que mais RAM de vídeo não equivale a melhor desempenho, ela ajuda em algumas regiões importantes monitor desempenho come RAM vivo).
A NVIDIA tem a tendência de se concentrar em velocidades de clock, largura de banda de memória e outras tecnologias, que - dependendo do seu uso - são possivelmente mais importantes. Tudo se resume ao desempenho por dólar, no entanto. O dinheiro é sempre o fator decisivo, portanto, observe o que você está fazendo, quanto pode gastar e diminua suas opções de cartão nesse intervalo.
O mercado de hardware de jogos está longe de ser estático: a cada ano, vemos avanços em ambos os lados da guerra de gráficos que impulsionam uma marca à frente da outra. Essa progressão ocorre em intervalos previsíveis, trocando efetivamente qual marca é "melhor" em qualquer momento. A Nvidia e a AMD "se revezam" com seus produtos, muitas vezes superando as melhorias tecnológicas do outro. Isto é o que você nunca deve lado com um ou outro; mantenha uma mente aberta em relação ao hardware e comece de novo a cada geração.
Comentários
Postar um comentário